A Paróquia


Antes de se tornar paróquia, Simões pertencia a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, município de Jaicós, sendo assistida pelos párocos que passaram na referida paróquia.

Nomes como Pe. Mariano, Pe. Rocha são lembrados pelo povo. A caminhada teve um impulso muito grande quando vieram fixar residência o Pe. Ermínio Pegorari e Pe. André Felipe - Padres combonianos que muito contribuíram para o crescimento da fé do nosso povo.  Passaram também por aqui Pe. Daniel Coppe, Pe. Maurilio, Pe. João e Pe. Franco. Cada um com seu jeito de semear deixaram marcas fortes na nossa evangelização.

Em 13 de julho de 1997, Simões se desmembra de Jaicós tomando posse o seu 1° pároco: Pe. Antônio Mendes Neto. A paróquia de São Simão passava então a abranger os municípios de Simões, Caridade, Curral Novo em Marcolândia.

Pe. Antônio Mendes Neto ficou como pároco do período de 1997 a 26 de abril de 2008.
Em 2008 toma posse o 2° pároco de São Simão – o Pe. Manoel Antônio de Moura que esteve como pároco até abril de 2012.

Ambos, Pe. Antônio e Pe. Manoel estruturaram a vida paroquial implantando o dízimo e assistindo as comunidades. Houve aumento significativo da organização de pastorais, grupos, movimentos e serviços.

Em 2011 Marcolândia se desmembra de Simões e torna-se Paróquia.

Atualmente contamos com 16 pastorais, entre serviços e movimentos. A paróquia abrange os municípios de Caridade e Curral Novo e tem média 66 comunidades organizadas.

Durante esse período esteve à frente Dom Augusto Alves da Rocha que foi o bispo da Diocese de Picos de setembro de 1975 a 2001 e nosso atual pastor: Dom Plínio José Luz da Silva, que empossado bispo de Picos em Janeiro de 2004, vem realizando um grande pastoreio até a presente data.

Em 04 de agosto de 2012, o jovem Pe. Francidilso Silva do Nascimento, assume como novo pároco, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos pastorais nesta paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário